domingo, 27 de novembro de 2016

Colégio Estadual Professor Edilson Solto Freire
CURSO: 2º Ano


ALUNOS
Ingrid Argolo
Jefter
Rillare Venâncio
Stefane Carvalho
Ubirajara Santana




CONFLITOS RACIAIS NOS EUA





Dias D’ávila
2016
ALUNOS
Ingrid Argolo
Jefter
Rillare Cristina
Stefane Carvalho
Ubirajara Santana





PROFESSOR
IURI







DIAS D’ÁVILA
2016
Desenvolvimento

A LUTA DOS NEGROS NO EUA:

 Os primeiros negros chegaram à América no ano de l6l9, essa chegada já rendeu vários livros e filmes que documentam esse fato. Em l863, o Presidente Abraham Lincoln assinou a Emancipation Proclamation, extinguindo a escravidão nos EUA, de outro, bastaram dois anos para que os negros tivessem idéia da repressão que encontrariam pela frente. Em l865 ano em que a vitória dos estados do Norte acabou com a guerra Civil, é bom dizer que os Sulistas brigaram muito para manter a escravidão americana. Em l865 também nasceu a Ku Klux Klan, organização racista que tinha o objetivo exclusivo de espalhar o terror contra os ex-escravos, atentados terrorista, linchamentos e outras formas de violência. Encurralados os negros tiveram que reagir, fundaram a Freedman’s Bureau, uma agência Federal destinada a apoiar os ex-escravos. Graças à interferência dessa agência no congresso, foi assinada a 8a. Emenda da constituição, estabelecendo “nem escravidão, nem servidão involuntária existiriam nos EUA”.

Muitas lutas, manifestações e conquistas foram pondo fim ao racismo institucional.

Os conflitos eram diários, os negros eram vítimas de ataques racistas, alguns acreditavam que a saída era voltar para a África, O Líder negro Marcus Garvey defendia essa idéia, ou a fuga para o Canadá ou as Antilhas.

Todas as manifestações, pacíficas ou não, pelos direitos dos cidadãos negros americanos, resultaram em alguma conquista, em l965 foi assinado um conjunto de medidas chamado Políticas de Ações Afirmativas, pelo presidente Lyndon Johnson.

A população afro-americana, profunda defensora da cidadania, conhece e reconhece as lutas e as conquistas, e pode-se observar que está sempre atenta a qualquer ato de injustiça a esse povo que como no Brasil, foi o sustentáculo da economia daquela nação.


CONFLITOS RACIAIS:


As violências raciais nos Estados Unidos, com particular evidência nos estados do Sul [American South], região mais conservadora, são resultado de profundas desigualdades sociais, que separam brancos de afro-americanos e hispânicos no acesso às oportunidades sociais.

O desmonte sistemático das conquistas políticas dos direitos civis aprofundou, nas últimas décadas, as contradições econômicas, sociais, culturais e políticas, pano de fundo dos assassinatos consentidos de jovens negros e hispânicos.

Os conflitos raciais nos EUA expõem a trinca de uma sociedade dividida em dois mundos: o branco – cercado de vantagens vicomparativas – e o negro – submisso às diversas formas de violências físicas e simbólicas. A brutalidade da polícia é a face derradeira dessa disparidade de condições, que se estende para todos os principais indicadores sociais.

As conquistas solidificadas nas lutas políticas pelos direitos civis foram sendo desmontadas, por políticas de austeridade seletivas, pelas administrações republicanas conservadoras.


Nem mesmo a eleição de um presidente negro, Barack Hussein Obama II (2009-2016), foi capaz de cessar e reverter esse processo. A base material dos conflitos é a profunda desigualdade social que separa brancos de negros. O racismo – ideia de uma suposta superioridade racial – é a base simbólica, convertida em força material, incorporada às relações sociais cotidianas.

Um comentário:

  1. Os conflitos eram diários, os negros eram vítimas de ataques racistas, alguns acreditavam que a saída era voltar para a África, O Líder negro Marcus Garvey defendia essa idéia, ou a fuga para o Canadá ou as Antilhas... = www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Racismo-Na-América-Do-Norte/45543547.html
    As violências raciais nos Estados Unidos, com particular evidência nos estados do Sul [American South], região mais conservadora, são resultado de profundas desigualdades sociais, que separam brancos de afro-americanos e hispânicos no acesso às oportunidades sociais...= www.unesp.br › Debate Acadêmico

    ResponderExcluir