domingo, 27 de novembro de 2016

                                                A crise migratória nos Estados Unidos
                                                      e na Europa
                                                                                                                                              Kelly Karine
                                                                                                                                        Deiriane Amaral
                                                                                                                                                 keila Bispo
                                                                                                                                           Beatriz Pereira
                                                                                                                                     Rebeca dos Santos

Resumo: Emigração é a saida espontânea de pessoas de uma região para outra de um memso País ou para outro. A migração para os Estados Unidos e para a Europa na maioria das vezes são feitas por pessoas que saem de países como o México a síria, China e outros países do oriente médio. Esses imigrantes daem de seu país por motivos como: as guerras, a fome, a pobreza, a violência, a falta de emprego, a falta de saneamento básico, desastres naturais, a corrupção e muitos outros fatores. Um dos exemplos dessa tentativa de fuga, é a saida dos mexicanos de seu País para os Estados Unidos, que se tornou mais intenso atualmente e provocou uma série de polêmicas e discursões. Por isso milhares de pessoas estavam saindo de suas cidades ,migrando para Europa a procura de melhores condições de vida.Eles fugiam das guerras ,fome ,conflitos ,violências,falta de empregos e outros. Para chegar em seu destino, eles juntavam dinheiro ,ou tomavam emprestado no banco , pensando em reconstruirem suas vidas ,porém eles tinham que enfrentar problema durante o caminho ,eles não sabiam se iam chegar com vida ou não .Enfrentavam calor escaldante do deserto, os haitianos explorados pelos coiotes e roubados pelas policias, os Asirios eram mortos e torturados ao serem pegos fugindo da cidade e por cobrar seus direitos, outros enfrentavam o mar mediterrâneo muitos morriam afogados e outros desapareciam. Com isso as consequências são inumeras, uma delas é a xenofobia que é um termo de origem grega e pode ser classificada como uma forma de preconceito ou até um trastorno psiquiátrico o que dificulta a adaptação dos imigrantes nesses novos países.

Abstract: Emigration is the spontaneous departure of people from one region to another from one country or another. Migration to the United States and Europe is most often done by people who leave countries like Mexico to Syria, China and other Middle Eastern countries. These immigrants suffer from their country for reasons such as: wars, hunger, poverty, violence, lack of employment, lack of basic sanitation, natural disasters, corruption and many other factors. One of the examples of this attempt to escape, is the departure of Mexicans from their country to the United States, which has become more intense today and has provoked a series of controversies and discourses. That is why thousands of people were leaving their cities, migrating to Europe in search of better living conditions. They fled from wars, famines, conflicts, violence, lack of jobs and others. To get to their destination, they would collect money, or borrow money from the bank, thinking of rebuilding their lives, but they had to face a problem along the way, they did not know if they would come alive or not. Haitians were exploited by the coyotes and robbed by the police, the Assyrians were killed and tortured when they were caught fleeing the city and collecting their rights, others facing the Mediterranean sea many drowned and others disappeared. With this, the consequences are numerous, one of them is xenophobia, which is a term of Greek origin and can be classified as a form of prejudice or even a psychiatric disorder, which makes it difficult for immigrants to adapt in these new countries.

Palavras-Chave: Emigração Estados Unidos, Europa, xenofobia.

Introdução: O objetivo desse artigo, é ultrapassar as barreiras acadêmicas e expor um tema muito discutido atualmente que são as emigrações ocorridas no mundo, principalmente em países considerados bastante desenvolvidos como os Estados Unidos e a Europa.

                                                           1.1 motivos para a emigração

A emigração sempre foi um movimento populacional comum na história, mas nunca foi tão intenso como nos dias atuais, pois algo maior tem impulsionado esse processo, principalmente para paises como Estados Unidos e Europa, que ocorrem por diversos motivos. Por esse Paíes e por esse continente serem considerados os mais desenvolvidos, são bem atraentes para pessoas que vem de países carentes e muitas vezes com sérios problemas em sua estrutura, ou as vezes pelo sonho de riqueza que muitos tem, sem falar nos problemas já citados.

                                                          1.2 Migração mexicana para os Estados Unidos

A fronteira dos EUA é vista como um ponto de encontro para imigrantes legais ou ilegais,o que força os americanos a reforçar sua vigilância contra essa imigração ilegal. O principal motivo da imigração Mexicana é a pobreza, corrupção e a violência em seu Paìs. Várias partes desse País se encontram em guerras de gangues de narcotráfico. muitos mexicanos não conseguem a travessia ilegal de primeira, o que causa uma explosão populacional no Norte desse País, e principalmente também pelas quase recentes intalações de empresas americanas nesse meio, isso foi feito pela mão-de-obra barata. Muitos chegam nos Estados Unidos fugindo dos problemas de seu País, enquanto outros imigram em  busca do sonho de riqueza, mas o que a maioria deles encontra é um novo idioma pra aprender, e a exploração de seu trabalho em troca de um baixo salário. Hoje em dia encontramos muitos descendentes de mexicanos nos Estados Unidos, sendo a maioria deles já nascidos nesse País.

                                                         1.3 Migração para a Europa


                    Os paises atualmente vem enfrentando sérios problemas de migração, onde tem causado o desequilibrio economico de diversos paises . Milhares de emigrantes sairam da África, egito, Síria, Turquia, Oriente Médio, Ásia e diversos outros paises estavam migrando para a Europa em busca de melhores condições de vida. O problema etiológico desse movimento que intimidavam os moradores em suas cidades são: a fome, as guerras, os problemas políticos, terríveis mudanças climáticas, religiosidade, falta de direitos humanos, violência, entre outros. Durante o caminho vários imigrantes enfrentavam o sol escaldante dos desertos, animais perigosos, muitos eram pegos pelos policiais, muitos que tentavam fugir de suas cidades acabam sendo mortos ou torturados, como os haitianos que eram explorados pelos coiotes e policiais envolvidos ao tentarem a passagem para o Brasil. Outros imigrantes enfrentam o mar mediterrâmeo para chegar na Europa, onde muitos morrem afogados ou então desaparecem nesta semana foram encontrados dois navios com vários imigrantes abandonados. A Europa vem enfrentando a chegada desses imigrantes, que chegam em grande número e prejudicam a economia do continente.

                                                               1.4 Xenofobia e consequencias


As pessoas com xenofobia sofrem com angústia e extrema ansiedade, acabam se distanciando da sociedade, evitam contato com desconhecido e em casos mais graves podem ter crises de pânico. As pessoas achavam que sofrem com esses transtornos podem ter passado por uma má experiência ao se expor a uma situação desconhecida que causou terror e deixou marcas que vão interferir diariamente em sua vida. <br> Nem todos as formas de discriminação contra imigrantes, diferentes culturas, subculturas ou crenças podem ser consideradas xenofobia. Em diversos casos são atitudes ligadas a conflitos ideológicos, choques de cultura ou motivação política. Xenofobia e racismo são conceitos diferentes mais em muitas das vezes estão ligados em atitudes semelhantes de discriminação em relação a alguém. A xenofobia se direciona a alguém que veio de outro país, mesmo que seja da mesma etnia. Diferente da xenofobia o racismo é discriminação fundamentada na existência de uma raça superior as outras. Xenofobia na Europa : O problema da xenofobia na Europa vem crescendo ao longo do tempo. O continente assim como o Estados Unidos é um dos locais do mundo que mais recebem imigrantes. Consequentemente a xenofobia para os grupos estrangeiros aumentam a cada dia. O aumento dessas migrações internacionais geralmente estão ligadas a fatores de repulsão e de atração. Como a falta de recursos naturais, por crises humanitárias ou ocorrência de guerras ou guerrilhas, esses fatores contribuem para a saída do migrante. Já os fatores de atração são os relacionados às condições oferecidas pelos lugares de destino como economia estável ou uma grande oferta de emprego, melhor qualidade de vida entre outros. Outra questão relacionada ao aumento da xenofobia na Europa é o crescimento de grupos partidários e políticos que alimentam uma linha ideológica baseado no conservadorismo e outros ideais fascistas como a "pureza" dos povos europeus.


                                                                           Conclusão

Em virtude dos argumentos apresentados, vimos que as causas que levam esses imigrantes a fazer esse movimento brusco são diversas, pois eles vem fugindo dos desastres de seu País, onde ocorre com mais frequência no México para os Estados Unidos e de paises do Oriente Médio para a Europa, mas esses imigrantes na maioria das vezes podem não ser bem recebidos, tendo que conviver com preconceitos adaptação a novos idiomas e muitas outras difuculdades, além das que ja enfrentaram na travessia para outro País.



Nenhum comentário:

Postar um comentário